Categoria integra a Saúde Única, que busca o equilíbrio entre a saúde de pessoas, animais e ecossistemas
A atuação profissional dos médicos veterinários é ampla e contempla cerca de 80 áreas distintas, como no estudo de zoonoses, vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, saúde animal, indústria de alimentos e produtos animais, pesquisas relacionadas a medicamentos e vacinas, ensino e outras. Não à toa, são de grande importância na promoção da saúde pública.
Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Salvador (UNIFACS), Tásio Lessa explica que a categoria faz parte da Saúde Única - uma abordagem global, multisetorial e integrada, que busca equilibrar e promover uma saúde sustentável para pessoas, animais e ecossistemas.
“Estamos aptos para trabalhar desde zoonoses, doenças veiculadas por alimentos a qualquer fator que que esteja envolvido entre saúde humana e animal”, destaca.
Desde 2011, a categoria passou a fazer parte de equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no Sistema Único de Saúde (SUS).
“No contexto do SUS, os médicos veterinários podem contribuir para a promoção da saúde coletiva, participando de campanhas de vacinação animal, prevenção de zoonoses (doenças transmitidas ao homem pelo animal), tais como raiva, dengue e leptospirose, desenvolvimento de políticas de saúde única, através de sua atuação dentro das equipes multiprofissionais”, explica Simone Freitas, professora e coordenadora da Clínica Veterinária da UNIFACS.
Além disso, os veterinários, cujo dia é celebrado em 9 de setembro, participam de visitas domiciliares quando o assunto é o diagnóstico de risco à saúde que envolve a interação dos seres humanos com os animais e o meio ambiente. “O veterinário atua na identificação precoce de doenças em animais, na implementação de medidas de quarentena e isolamento, na supervisão da segurança alimentar e na colaboração com outros profissionais de saúde para conter a propagação de doenças”, ressalta Simone Freitas.
Diferencial
Com um mercado de atuação tão diverso, mas, também, competitivo, muitos profissionais, especialmente os recém-formados, se questionam sobre como se destacar dentro da profissão. Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNIFACS, Tásio Lessa, o primeiro passo é jamais abandonar os estudos, aprimorando sempre os conhecimentos. “Devemos também estar prontos para inserir as tecnologias de diagnóstico em nossa rotina, atuando de maneira ética e comprometida, sempre de modo a garantir uma saúde única de qualidade”, orienta o profissional.
Algumas funções do veterinário:
Coletar materiais para realização de exames laboratoriais e fornecer diagnósticos;
Tratar da saúde dos animais;
Vacinar animais;
Estudar e supervisionar as diferentes linhagens de animais, buscando melhoramento genético;
Atuar em programas de nutrição e reprodução animal
Atuar em Vigilância Sanitária e Epidemiológica;
Atuar em indústrias de produtos para animais;
Atuar em indústrias que usam produtos de origem animal;
Fazer controle de zoonoses;
Lecionar;
Pesquisar;
Palestrar;
Elaborar laudos técnicos e relatórios.
Algumas vertentes da Medicina Veterinária
Veterinária Clínica;
Veterinária Cirúrgica;
Veterinária Esportiva;
Agronegócio;
Produção Animal;
Vigilância Sanitária;
Perícia;
Saúde Pública;
Pesquisa;
Docência (Ensino, pesquisa e extensão).
Comments