top of page

Os Mascarados arrastam milhares de foliões e celebram a diversidade no Carnaval de Salvador

Foto do escritor: Ronaldo  Anunciação Ronaldo Anunciação

Bloco resgata a tradição das fantasias e homenageia Margareth Menezes na abertura da folia


Tatau e Margareth Menezes no Bloco Os Mascarados
Tatau e Margareth Menezes _ Foto: Victor Fernandez

Os Mascarados abriram o Carnaval de Salvador com muita cor, alegria e diversidade na noite de quinta-feira (27), no Circuito Dodô (Barra-Ondina). Comandado por Tatau e com a participação especial de Margareth Menezes, o bloco arrastou mais de 15 mil foliões fantasiados, celebrando os 40 anos do axé e os 75 anos do trio elétrico.


No Farol da Barra, o público acompanhou a coroação do rei Bem Gil e da rainha Mãeana, que relembraram o início da história do bloco. Com um repertório que resgatou clássicos do Carnaval e sucessos da axé music, Tatau animou os foliões com hits da época em que liderava o Araketu, enquanto Margareth mostrou sua forte ligação com Os Mascarados, cantando músicas que marcaram os 26 anos do bloco.


Criado em 1999, Os Mascarados foi pioneiro ao substituir abadás por fantasias, tornando-se um símbolo de liberdade e inclusão na festa. Idealizado por mulheres, o bloco é comandado por Paula Resende, Selma Calabrich e Jaqueline Azevedo, que reforçam seu compromisso com a diversidade e o empoderamento feminino.


Com forte representatividade LGBTQIA+, Os Mascarados transformam a avenida em um espaço de criatividade e expressão, reunindo foliões com trajes irreverentes e mensagens de conscientização. O bloco, que sai sem cordas, reforça a importância da folia democrática e mantém viva a tradição do Carnaval de rua em Salvador.


Em 2025, Os Mascarados contou com a produção da Pau Viola Cultura e Entretenimento e o patrocínio da Bahiagás e do Governo da Bahia.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page